domingo, 2 de outubro de 2011

O Ciclo de Vida da Taenia Solium

A Taenia soluim é monóica - cada individuo apresenta sistemas reprodutores de ambos os sexo - e digenéticas - sempre apresentam dois hospedeiros em seu ciclo. 
A Taenia soluim apresenta duas estruturas o escólex ( região em que ocorre a fixação do animal no intestino do hospedeiro) e as proglótides ( o restante do corpo da tênia). Na fase adulta uma proglótide se autofecunda e fica cheia de ovos. Observe na imagem a abaixo:




Proglótide repleta de ovos 
As proglótides "gravidas" são liberadas juntamente com a fezes,  depois de um tempo os ovos são liberados pelas proglótides e o porco ingere algum alimento contaminado com os ovos da tênia. No corpo do porco os ovos tem sua casca rompida e se transforma em um larva, que é conhecida como oncosfera. Essa larva rompe a parede do intestino e chega ao sangue onde se aloja na musculatura e se torna uma bolsa cheia de líquido, o cisticerco
O ser humano ao comer uma carne mal cozida está consumido os cisticerco, estes iriam se alojar no intestino e se transformar em uma tênia adulta. Em alguns casos esses cisticerco se alojam na musculatura ou no cérebro. Na musculatura causa-se poucos problemas, já no cérebro pode causar uma doença conhecida como cisticercose humana, que podem provocar convulsões semelhantes as da epilepsia.  
A imagem abaixo mostra todo o ciclo: 



Ciclo de vida da Taenia Solium

EXERCÍCIO COMENTADO


(UFRS) No ciclo evolutivo da Taenia solium, as proglotes (segmentos) grávidas são eliminadas do intestino do homem juntamente com as fezes. Quando as fezes dos portadores de Taenia são lançadas à superfície do solo, contaminam o terreno. Os ovos embrionados liberam-se das proglotes e espalham-se no meio externo. O embrião só abandona o ovo no interior do tubo digestivo do porco, sendo então lançado na circulação. O embrião, atingindo os capilares, rompe-os e acaba localizando-se nos músculos, onde se encista.
Segundo essas informações, o homem e o porco são, respectivamente, os hospedeiros:

a. definitivo e vetor 
b. definitivo e de transporte
c. definitivo e intermediário
d. intermediário e definitivo
e. intermediário e vetor

Resolução: Relembre o algumas definições: 
Hospedeiro Definitivo é aquele em que ocorre a fase adulta da verme.
Hospedeiro Intermediário é aquele em que ocorre as fases larvais do verme.
Conhecendo o ciclo de vida da taenia solium sabemos que a fase adulta ocorre no ser humano e a larval no porco, logo o porco e o ser humano são definitivos e intermediários, respectivamente. 
LETRA C


02. (UFES) O homem adquire a Taenia solium quando: 
a. bebe água contendo colibacilos.
Impossível já que colibacilo não estão ligados ao ciclo da Taenia solium
b. ingere peixe cru e contaminado com proglotes. 
Essa podia ser a resposta correta, mas como se refere a Taenia solium, logo se sabe que o peixe não é seu hospedeiro intermediário
c. come verduras e bebe água contaminada com suas larvas
A resposta é errada já que esse não o tipo de contaminação da Taenia solium
d. Ingere carne de porco malcozida e com cisticercos
Resposta Certa
e. Toma banho em rios contaminados com cercárias
Essa ação não faz parte do ciclo da Taenia solium  

3 comentários:

  1. lol, foi tipo assim demais, acho que você devia pensar mais no caso de resumir as coisas, pois hoje em dia o segundo quesito para uma pesquisa é ela ser o mais resumida o possível! só de lembrete! bye!

    ResponderExcluir
  2. Respeito a terca pergunta, cá na Cidade de Mexico, muitas das pessoas que adquirem Taenia solium o fazem pelo consumo de morangos que sao aguados com agua que tem as cercarias, e ficam nas sementes dos frutos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ceracarias nao e taenia solium e sim fasciola hepatica q sua fase infectandte e metacercarias qndo se fixam em plantas e frutos.

      Excluir